PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO

PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO
Viver Bem só depende de Você!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

TIREOIDE: Gerente do Corpo Humano






Foi por acaso que conversando com uma amiga sobre o reinicio dela ao treinamento personalizado que descobrimos o motivo do aumento de 10 quilos de peso corporal nos últimos 2 anos: Hipo tireoidismo.
Ela nem se lembrava quando tinha realizado o ultimo check up, pensava ter feito 3 meses atrás mas na verdade havia 1 ano e 3 meses da ultima vez que se submeteu a um controle clinico da saúde. De todos os resultados que se lembrava o único que não estava dentro dos valores normais “ tinha alguma coisa a ver com a tireóide “ ela me disse.
Foi por isso que deduzimos que a sensação de cansaço, certo desanimo promovendo uma preguiça diária, o metabolismo lento e o aumento de peso não eram apenas resultado de uma ano cheio de estresses e carga excessiva de trabalho e sedentarismo mas, uma somatória de fatores já estavam afetando a glândula tireóide que com tudo somado também já não funcionava bem.
E, então? Como é essa glândula? Onde se localiza? Quais suas funções? Por que ela aciona algumas atividades do organismo? Para que serve?
A tireóide é a maior glândula do corpo humano, pesa cerca de 15 a 30 gramas e esta localizada na base do pescoço, protegida pela cartilagem tireoidiana que podemos visualizar principalmente nos homens na frente do pescoço, em uma proeminência na frente do pescoço chamada “ Pomo de Adão “.
Tem a forma de borboleta e cada asa está presente nos lados da traquéia, a tireóide faz parte do Sistema endócrino. Esse sistema formado pelas glândulas pineal, hipófise, tireóide, paratireóides, timo, pâncreas, supra-renais, ovários ( apenas nas mulheres ) e testículos ( apenas nos homens ) lança no sangue substancias chamadas hormônios que são responsáveis desde o crescimento dos ossos, maturação dos órgãos sexuais, estimulação de contrações uterinas, estimulação de leite após o parto, até a produção de insulina para metabolizar a glicose e muitas outras funções acionantes do funcionamento interno do corpo.
A tireóide é responsável pela formação dos hormônios triodotironina , tiroxina que estimulam o metabolismo celular e tirocalcitonina que em conjunto com as glândulas paratireóides atuam no metabolismo do cálcio nos ossos e em alguns tecidos do corpo.
Em casos de hipo tireoidismo (função lenta) o indíviduo sofre diminuição das atividades funcionais do corpo em geral e aumento de peso. Já no hiper tireoidismo (função acelerada) há um aumento do batimento cardíaco e perda de peso.
Monica Feliciano
Programa Ophycina do Corpo em 23/03/2010 veja toda a materia em reprises: www.justtv.com.br/ophycinadocorpo

Um comentário:

  1. Gostei muito desta nova proposta da nossa saudável OPHYCINA DO CORPO.
    Parabens e Namaste,
    Claudio Duarte
    (11) 3288-8860
    www.yogaclassico.com.br

    ResponderExcluir