PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO

PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO
Viver Bem só depende de Você!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

MANTENHA A SAÚDE CORPORAL


O sétimo hábito das pessoas altamente eficazes!

SAÚDE É O COMPLETO BEM ESTAR FÍSICO, MENTAL, EMOCIONAL E SOCIAL. Definição da OMS.

"Estar saudável, de bem consigo mesmo e com o próprio corpo é o primeiro passo para conquistar tudo o que se quer na vida."
Monica Feliciano

O tempo todo do nosso programa a questão que mais fica em evidência é como viver saudável a maior parte dos dias de nossa vida. Existe 4 dimensões da saúde já definidas pela OMS que devemos observar.
1. Saúde física: cuidados com a nutrição, a prática regular de exercícios e cuidados com o estresse.
2. Saúde mental: planejamento de vida pessoal e profissional, visualização do que se deseja alcançar na vida – conquistas, leitura, escrita
3. Saúde espiritual: clareza de valores e envolvimento, estudo constante e meditação
4. Saúde emocional: segurança interna, sinergia, empatia, ajuda
O sétimo hábito das pessoas altamente eficazes é AFINAR O INSTRUMENTO, ou seja, deixar o corpo o melhor possível para despender menos energia e obter o melhor resultado em seu desempenho físico.
Esse é o investimento mais poderoso que podemos fazer na vida, investir em nós mesmos. O corpo é o único instrumento que possuímos para lidar com a vida e contribuir para a humanidade. Mas, para alcançarmos a eficácia no nosso desempenho precisamos reconhecer a importância de dedicar algum tempo, com regularidade, para cuidar do corpo.
Na área física os cuidados com o que se come buscando a escolha correta de alimentos adequados a necessidade nutricional é tão importante para manter o peso corporal ideal como para prevenir doenças.
Assim como relaxar e descansar o suficiente. A prática de exercícios deve ser planejada para reduzir o seu estresse e beneficiar o seu organismo, além do mais, deve ser adequada ao seu orçamento. Isso quer dizer que para entrar em forma procurando uma academia você precisa prever custos de mensalidade, deslocamento, estacionamento, tempo no trânsito etc. Você pode também caminhar na rua, no quarteirão da sua casa ou nos parques ou ligar o rádio e dançar por alguns minutos, enfim, o que fazer para se exercitar dependerá dos seus objetivos. Mas, principalmente dependerá da sua força de vontade.


Muitas desculpas aparecem nessa hora: falta de tempo, falta de dinheiro, falta de vontade e estresse ou doença.
Em casa mesmo é possível você se organizar e focar uma melhora da sua performance física ou seja desde modelar o corpo, emagrecer ou diminuir as dores musculares. Pense em 3 capacidades físicas importantes: resistência, flexibilidade e força.
A resistência muscular se adquire através dos exercícios aeróbicos. Exercícios aeróbicos são realizados quando movimentamos o corpo e a taxa de oxigênio no sangue é o suficiente para eliminar os ácidos residuais do esforço. Normalmente, elevam a nossa temperatura corporal promovendo a sudorese. A resistência é desenvolvida nos músculos portanto, podemos considerar 2 sistemas corporais a serem estimulados: o sistema muscular e o sistema cárdio pulmonar.
Então, através de caminhadas, corridas, natação, ciclismo, dança, etc. Podemos estimular o ritmo cardíaco e melhorar a resistência cárdio respiratória e através de exercícios localizados para os músculos abdominais, costas, braços e pernas desenvolveremos a resistência muscular localizada.
A flexibilidade refere-se a capacidade das articulações em proporcionar aumento da amplitude dos movimentos. Com exercícios de alongamento conseguimos uma melhora da elasticidade muscular e da amplitude articular.
E a força alcançamos juntamente com trabalho de resistência. Para isso, acrescentamos cargas em barras ou halteres para “sobrecarregar“ o esforço muscular localizado e aumentar a capacidade do músculo de fazer esforços.
Uma das vantagens das pessoas que são fisicamente ativas é manterem a auto-estima elevada. Outro benefício importante é a melhoria do sistema imunológico fazendo com que o organismo adoeça menos por ser mais eficiente ao ataque de microorganismos e pra fechar com chave de ouro vem o bom humor diário favorecendo as relações humanas e equilibrando os níveis de estresse.
Por isso, vale a máximo do artista Sérgio Cintura: SAÚDE É O QUE INTERESSA O RESTO NÃO TEM PRESSA.

Quer saber um pouco mais? Fique em contato conosco enviando seu email para:
ophycinadocorpo@justtv.com.br
www.twitter.com/ophycinadocorpo
Você poderá conhecer mais sobre o assunto assistindo ao programa na pagina www.justtv.com.br/ophycinadocorpo em reprises do dia 30/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário