PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO

PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO
Viver Bem só depende de Você!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

CANCER – Histórico da doença e tempos atuais


Embora, desde que me conheço por gente, tenho ouvido falar em CANCER parece que essa doença é a mais atual de todos os tempos.
Mas, não e bem assim. O CANCER é uma doença ta antiga quanto a própria existência dos seres vivos.
Alguns pesquisadores e cientistas já encontraram traços de CANCER em múmias egípcias e em algumas pesquisas constam que o surgimento da doença venha desde épocas pré-históricas.
Não se sabe ao certo quando foi reconhecido o primeiro caso da doença mas, HIPOCRATES, grande medico da Grécia Antiga (460–377 AC) já havia identificado a doença.
HIPOCRATES foi o primeiro medico grego a estabelecer uma clara distinção entre medicina e religião. Ele argumentava que a doença era um fenômeno natural e que nada tinha de ligação com religião ou magia.
O nome CARCINOMA para tumores malignos veio da palavra grega KARKINOS ou CARANGUEJO, era uma forma imaginativa que os ignorantes tinham da doença imaginando um diabólico caranguejo cavando a pele dos órgãos das pessoas e devorando a carne humana até não sobrar mais nada.
Embora ainda hoje algumas pessoas atribuam determinados acontecimentos a circunstancias inexplicáveis é certo que o ESTILO DE VIDA pode afetar a saúde ou promover a prevenção de doenças. O que responsabiliza cada pessoa a enfrentar a doença quando ela aparecer ou viver o mais saudável possível o maior numero de dias de sua vida.
A geografia favorece alguns cânceres, mas, é a idade o fator comum entre todos os seres humanos a se confrontarem em esse mal.
Segundo DR RENE SIMARD, o câncer de ESOFAGO esta disseminado igualmente no Sul da China, Irã e Normandia. No Japão o índice mais alto é de câncer no ESTOMAGO, na África e sudoeste da Ásia predomina câncer de fígado. Nos países em desenvolvimento o maior vilão aparece no COO UTERINO, dentre os australianos esta o MELANOMA mas, para a grande maioria o câncer de PROSTATA esta diretamente relacionada à idade e qualquer parte do mundo.
Há diferenças entre a doença no jovem, no adulto e no idoso. Na criança os sintomas são generalizados e de difícil cura prevalecendo os cânceres raros e a LEUCEMIA. A morte de crianças e idosos é mais rápida do que em jovens e adultos.
Pode se considerar alguns agentes cancerígenos, os mais importantes são:
Agentes físicos: tumores ósseos, após fraturas que ocorrem em jogos esportivos, mutação das células por exposição de raio X , poluição atmosférica, etc.
Agentes virais e hormonais: vírus da família dos herpes, alguns tipos de leucemia, alguns tumores parecem estabelecer uma relação de causa e efeito com alguns vírus etc.
Agentes químicos: alcatrão contido no cigarro provoca irritação na parede dos pulmões, o tabaco de forma geral e bustão (queima) afeta a pele, os brônquios, expondo toda a mucosa do sistema respiratória a predisposição da doença, boca, laringe, faringe e órgãos internos.
Fatores hereditários: Ainda muito discutido entre cientistas há uma corrente que defende que exista um fator hereditário predisposto em indivíduos da mesma família. Isso, não justifica o alarde mas favorece uma atenção especial na ocasião da entrevista com o medico antes do check up.
Fatores imunológicos: o organismo humano possui um sistema capaz de reconhecer fatores estranhos considerados agressores do corpo; esse sistema chama-se sistema imunológico ou sistema da defesa do organismo. Através das células brancas do sangue, chamados anticorpos, o organismo combate e neutraliza – vírus, bactérias, células estranhas e algumas proteínas não reconhecidas como normais para o corpo. Em alguns casos essas células não conseguem reconhecer ou combater em numero as células defeituosas ou agressoras e ai o câncer se instala.
Doenças pré cancerígenas: gastrite, hepatite, cirrose, diverticulite, verrugas que crescem na pele, dermatites, etc.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Higiene pessoal é uma grande ferramenta para a prevenção de um incontável numero de doenças. Cuide-se bem.
Comer em excesso pode causar graves danos ao organismo e predispor ao câncer.
Bebidas alcoólicas favorecem uma serie de problemas, não apenas a dependência mas, gastrite, cirrose, etc
Reduza ou pare de fumar.
Diminua ou elimine o sal da sua alimentação.
Varie sua alimentação, evite comer sempre os mesmos alimentos.
Não coma nada queimado ou embolorado.
Busque introduzir na sua dieta os anti oxidantes.
Seja feliz e dose a sua jornada de trabalho.
Esta materia esta na pagina www.justtv.com.br/ophycinadocorpo em reprise do dia 20/04/2010, com apresentação e explicação de MONICA FELICIANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário