PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO

PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO
Viver Bem só depende de Você!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DROGAS DOCES: O açúcar como agente prejudicial da saúde


Há cerca de dois séculos o açúcar foi “inventado” pelo homem, quer dizer, pesquisas realizadas em laboratório conseguiram retirar de alimentos íntegros apenas um princípio químico ativo, ele o açúcar.
O organismo humano que sempre se utilizou da mastigação para transformar os elementos da natureza como forma de obter glicose, frutose, dextrose e outros açucares primários pela ação das enzima ptialina capaz de quebrar as cadeias moleculares desses açucares se vê diante de um fornecimento exagerado de energia.
O organismo recebeu uma dose de uma substancia exageradamente alta de glicose, só que nosso corpo ainda não sabe o que fazer com tanta energia, acostumado por milênios a receber esse tipo de energia das frutas, batatas doces, beterrabas, cenoura entre outros, agora passa a trabalhar com uma dose super rápida de energia.
O açúcar está em nossa volta de varias formas, não apenas refinado para adoçar cafezinho mas, nos refrigerantes, nos sucos, nos bolos, nas tortas, nos doces entre outros.
A utilização do açúcar se intensificou nos últimos 50 anos com o plantio da cana de açúcar, hoje em dia, com a falta de informação sobre os prejuízos ao organismo sobre esse tipo de substancia é comum, infelizmente as mães inexperientes adoçarem a mamadeira do nenê com açúcar. Isso é um absurdo, a criança que nem precisa de tanta glicose recebe uma overdose de energia e depois para a ter distúrbios do sono, dores, transtornos de comportamento, dificuldades para dormir ou sono interrompido sem contar uma agitação quase incontrolável. Puro veneno. Mães, Não adocem o leite das mamadeiras do seu bebe. Se necessário para “dar” um saborzinho coloquem um pouco de mel natural, apenas um pouco para não desencadear diarréia ou mesmo viciar o bebe pelo sabor adocicado.
O açúcar é um alimento perigoso e super prejudicial ao organismo por ser muito concentrado, desestabilizando o equilíbrio bioquímico do organismo humano, causando a perda de outras substancias minerais importantes como cálcio e magnésio de forma constante e crônica, exigindo uma complementação bioquímica que por vezes se torna errônea, ou seja o individuo passa a comer mais porque sente necessidade mas não esta nutrindo corretamente.
Hoje em dia o açúcar tornou-se um vicio para a maioria das pessoas que não conseguem ficar um só dia sem comer um docinho ou um chocolate ou mesmo fazerem as refeições sem beber um suco ou refrigerante.
Nos Estados Unidos a média de consumo diária de açúcar por uma pessoa é de aproximadamente 300 gramas, isso significa cerca de 6 quilos por mês,
Já imaginaram, isso?!
Como o açúcar é um desmineralizante, podemos dizer que é um antinutriente, desregulariza todo o organismo, condiciona a pessoa a associar seu sabor quando ingere determinados alimentos ou bebidas. Afirmo para todos que o açúcar vicia e é difícil para o individuo condicionado ao seu sabor e grau de satisfação desintoxicar-se e viver sem ele. Para os profissionais que lidam com saúde é uma verdade dizer que o açúcar pode ser considerado um dos produtos produzidos pelo homem, embora extraído da natureza altamente prejudicial ao homem.
Para buscar a saúde do organismo vale a pena eliminar o açúcar do seu consumo diário, pode – se diminuir o consumo gradativamente. Pode – se buscar de forma inteligente somente quando necessário um substituto como o açúcar mascavo ou o mel.
No caso dos adoçantes artificiais há também um perigo para a saúde, talvez tão grande quanto o açúcar refinado, em alguns países o ciclamato e sacarina são proibidos pelo seu alto potencial cancerígeno e teratogênico (causa deformações no feto). O aspartame embora com intensidade menor também pode causar vários problemas ao organismo. O mais recomendado caso haja necessidade de adoçar algumas bebidas deve-se utilizar a stevia, mas cuidado as misturas com stevia não são recomendadas.
PESSOAL: - O ORGANISMO HUMANO NÃO NECESSITA DE NENHUM COMPONENTE DOCE ADICIONAL A NÃO SER OS PRESENTES NATURALMENTE NOS ALIMENTOS.
Monica Feliciano - apresentadora

Este assunto esta na pagina do Programa Ophycina do Corpo em reprises do dia 13/04/2010. www.justtv.com.br/ophycinadocorpo

2 comentários:

  1. Excelente colocação, em nossa casa estamos reduzindo ao máximo a ingestão de açúcar e isso só tem feito bem, meu marido é pré-diabético e meus filhos estão aceitando super bem a baixa ingestão de açúcar e já se adaptaram com os grãos integrais. Quanto ao mel, existe uma recomendação que não seja ingerido por crianças abaixo de 2 anos por causa do risco de botulismo.

    ResponderExcluir
  2. fdp qwertyuopasdfghjklçzzxcvbn,weubgjWJ,EWEFHUEWAMR~,.KEOWA.Ep=-

    ResponderExcluir