PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO

PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO
Viver Bem só depende de Você!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

OS SENTIDOS DA VIDA – Uma viagem por todos os poros e canais humanos

No programa da semana passada nosso tema foi o funcionamento do sistema nervoso central. Claro, que de forma abrangente, pois temos apenas 30 minutos, abordei a grande rede de nervos que possuímos no corpo tendo como estrada principal a medula espinhal e o cérebro no centro de controle do organismo, os dois formam o sistema nervoso central.
Da medula espalham-se pelo corpo 31 pares de nervos menores e deles uma rede de vários outros nervos menores ainda e destes outra rede de filamentos que atingem todo o corpo. Este é chamado de sistema nervoso periférico. Como possuem diferentes funções chamamos de nervos motores os responsáveis pelo movimento e nervos sensoriais os que transmitem ao nosso corpo os sentimentos e as sensações como o paladar, a dor, etc. ao cérebro.
Os receptores sensoriais são pequenos terminais nervosos na pele que captam os sinais do mundo externo como a temperatura, o toque ou até a coceira e transmitem ao cérebro para que este traduza a sensação e a retransmita ao corpo além de nos fazer entender a sensação।


O tema Sentidos da Vida não aconteceu por acaso, no meio da última terrível notícia sobre violência entre as pessoas, como no caso da morte da Elisa, uma das pessoas das tantas que se envolveram com o jogador de futebol Bruno, eu me perguntei várias vezes: qual a mensagem que tudo isso nos traz. Cada vez que ouço uma notícia sobre violência tenho sensações corporais que vão desde um enjôo, suor, taquicardia, vontade de chorar, angústia e até dor as vezes.
O Ophycina do Corpo é um programa que pretende defender a integridade física de todos os seres humanos, através de meios de comunicação e informações que promovam a conscientização das pessoas sobre os cuidados com o corpo e a forma mais saudável para cada um viver melhor e com um número elevado de dias saudáveis.
Então, que explorar os sentidos, o sentir porque independente de não sermos a Elisa sofremos, sentimos, imaginamos um pouquinho que seja toda a violência, desrespeito, dor, ao termos contato com as informações da morte dela.
Essa capacidade é maravilhosa.
Da mesma forma somos capazes de sentir coisas boas e transformar situações trágicas em experiências valorosas. Pensar é uma maneira de usar o nosso cérebro, essa é uma das principais funções dele.
Temos 5 sentidos que norteiam nossas funções vitais: sensação da pele – TATO, sabor – PALADAR, odores – OLFATO, sons – AUDIÇÃO e imagens – VISÃO।

O maior órgão sensorial do sistema nervoso é a pele. Além de frio, calor, áspero, liso, duro, macio, seco, molhado, pressão, afeto etc, uma importante sensação é a dor. A dor é o mecanismo despertador de defesa do nosso organismo que nos mostra o limite de uma ação realizada por nós mesmos os provinda do ambiente que esse limite foi ultrapassado e o corpo corre risco de lesão.
Outra sensação é o paladar, alimentos estragados, podem provocar uma intoxicação alimentar e até matar uma pessoa, o gosto ruim do alimento serve de alerta. Mas, como temos essa característica potencial, pois o sabor bom tempera o prazer ao comer, normalmente usamos essa propriedade para escolher os alimentos. Nesse caso a língua é o órgão principal, em diferentes partes da língua deciframos os sabores, amargo, doce, ácido e salgado.

O nariz é o símbolo do sentido olfativo porque é por ele que respiramos e sentimos o cheiro das coisas. Receptores sensoriais que se encontram na cavidade interna do nariz captam a maior parte dos aromas e nesse sentido também pode nos avisar se algum alimento está estragado. Os animais usam o olfato para acasalar, para se defenderem dos inimigos, para procurar alimentos e o ser humano recém nascido usa o olfato para reconhecer a proximidade da mãe pois a visão ainda não está completa. Todos os bebês podem reconhecer a própria mãe pelo odor.
E o fascinante de tudo isso é que somos capazes de guardar todas essas informações na grande memória do nosso cérebro.
Uma curiosidade sobre o sistema olfativo é que a cavidade nasal com apenas 6 (seis) centímetros quadrados ( em média ), contém cerca de 5 milhões de receptores।


Captando os sons transportados em ondas pelo ar encontramos o aparelho auditivo। A orelha é o órgão externo desse sentido e estão localizadas nas laterais da cabeça conduzindo o som para o ouvido: médio e ao interno. O ouvido médio capta as vibrações e as envia ao ouvido interno (cóclea) e as células da cóclea transforma as vibrações sonoras em sinais nervosos.


O último dos 5 sentidos é a visão. Grande parte do contato com o ambiente externo ao corpo provém da visão. A parte com cor nos olhos é a íris, basicamente formada por fibras musculares, o ponto preto no meio da íris é uma cavidade chamada pupila. A pupila se dilata quando pouca luz penetra nos olhos e diminui de tamanho em contato com grande quantidade de luz. Na parte da frente a pupila é protegida por uma película chamada córnea. Ela é transparente, ou seja, não conseguimos vê-la ao olharmos no espelho. O olho funciona como uma câmera a luz passa pela pupila onde fica o cristalino que parece um pequeno e curvo pedaço de gelatina e ele forma na região posterior dos olhos a imagem invertida do que se vê. Essa parte posterior é chamada retina, ela é formada por cerca de 6 milhões de pequenas células receptoras chamadas cones, os cones nos permitem enxergar as imagens com cores e em lugares claros ao lado deles também porém em um número bem maior encontramos os bastonetes que nos permite enxergar em ambientes menos iluminados e reagem ao branco e ao preto. São cerca de 120 milhões em cada olho.
Todos esses sentidos são comuns aos seres humanos e já está comprovado que na falta de algum deles outro se desenvolve em potencial extraordinário, como no caso de pessoas deficientes visuais que possuem tato, audição e olfato mais apurados.
É comum ao estudarmos os modos dos povos orientais, tomar conhecimento de que eles defendem a idéia das sensações como formas de consciências ou seja além dos 5 sentidos: tato, paladar, audição, olfato e visão ainda é possível observarmos em muitos seres humanos outras sensibilidades específicas da nossa espécie. Por exemplo: o julgamento que integra todos os sentidos e nos pré dispõe a uma sensação de conforto ou desprezo por alguma situação. Chamado de sexto sentido.
A sétima percepção é representada pelo poder do pensamento, é a manifestação da razão característica exclusiva dos seres humanos. Envolve o conjunto de todos os conhecimentos adquiridos até os costumes herdados por ancestrais.
Na oitava consciência corresponde ao inconsciente e em sânscrito, se chama Alaya. É nesse nível de percepção (ou ausência consciente dela) que Freud analisava os sonhos pois, de forma simbólica é no inconsciente que ficam todas as impressões recebidas e acumuladas da nossa vivência. Presente, passado, ações, pensamentos, etc.
E em um nível de consciência ou percepção sensorial aqui denominado como nona consciência está o estágio de elucidação e equilíbrio. Esse seria o estágio ideal para se viver, nessa consciência, a compreensão de todas as coisas estariam adquiridas, haveria uma harmonia de ações e comportamentos e além de uma vida conduzida com sabedoria, de forma segura, equilibrada e correta certamente também viveríamos em paz com todas as pessoas.
Os Sentidos da Vida não se traduzem apenas no que percebemos interna e externamente ao corpo humano, mas engloba a razão, a compreensão e o por que de cada existência e de toda a rede de relacionamentos que somos capazes de alcançar. Isso, certamente eliminaria a crueldade e a violência que ainda temos nos dias de hoje.
Sejamos felizes e vivamos em paz, isso para mim faz sentido। Obrigada por compartilharem comigo esse momento.

Monica Felciano

saiba mais sobre este tema assistindo ao programa OPHYCINA DO CORPO, acessando: www.justtv.com.br/ophycinadocorpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário