PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO

PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO
Viver Bem só depende de Você!

domingo, 19 de setembro de 2010

DOR DE CABEÇA: Cefaléia e Festa do Projeto Abraço

Embora por esses dias tenhamos sentido muitos desconfortos por causa da baixa umidade do ar e devido a falta de chuvas essa condição climática continuará ocasionando queimadas por grande parte do Norte do Brasil e ainda mais distúrbios respiratórios nosso tema de hoje será: dor de cabeça.
Porém, antes de iniciar o tema quero recomendar que todos quando possível hidratem seus corpos, protejam-se do calor, procurem beber água antes mesmo de sentirem sede e tomem muito cuidado com a exposição ao calor solar do meio da manhã. Evitem sair ao sol nesse horário, cuidado também com a prática excessiva de exercícios e mantenham-se hidratados.
A dor de cabeça é um sinal de que alguma disfunção circulatória, neurológica ou psicológica está acontecendo dentro da caixa craniana. Porém, existem dores que se situam exteriormente e adjacentes ao crânio.
Segundo dados retirados do livro de Medicina Diagnóstica: SINAIS e SINTOMAS ( MacBryde e Blacklow – Ed. Guanabara Koogan ); forma formulados 6 mecanismos básicos para a dor de cabeça = cefaléia por fontes intracranianas:
Tração sobre as veias que se dirigem aos seios venosos, provenientes da superfície do cérebro e deslocamento dos grandes seios venosos;
Tração sobre as artérias meníngeas médias;
Tração sobre as grandes artérias na base do cérebro e seus ramos principais;
Distensão e dilatação das artérias intracranianas;
Inflamação em qualquer das estruturas cefálicas sensíveis à dor, ou em torno delas e;
Pressão direta ou tração por tumores nos nervos cranianos e cervicais, contendo muitas fibras aferentes cerebrais condutoras da dor.
A cefaléia resultante da lesão intracraniana quase sempre é de irradiação.
A infecção ou a febre de qualquer origem podem-se associar à cefaléia, mas nesse caso não é dor irradiada. A dor que é irradiada para a cabeça oriunda de lesões teciduais nunca ocorre em qualquer ponto com a rara exceção da dor na mandíbula ou no pescoço em casos de angina pectoris.
Em paraplégicos, a cefaléia pode estar associada à distensão excessiva da bexiga ou do reto, ela resulta da dilatação dos vasos cranianos, secundária a um aumento na pressão arterial sistêmica.
A cefaléia é de caráter surdo, profundo, podendo ser latejante; e geralmente se manifesta nas têmporas e sendo também suboccipital. Quando nesse último caso, pode associar-se a moderada rigidez na nuca.
Quase sempre existe cefaléia nos tumores da fossa posterior, geralmente esse é o sintoma premunitório da existência de algum tumor na região occipital.
Pessoas com hipertensão intra-ocular descreveram uma dor aguda, de início localizada no globo ocular propagando-se em seguida, como “dor incomoda“ ao longo da reborda orbitrária e, finalmente, por quase toda a área inervada pelo ramo oftálmico do trigêmeo.
Segundo o neurologista Marco Antonio Arruda, coordenador do Projeto Atenção Brasil, idealizado em 2009 pelo Instituto Glia de Ribeirão Preto, com o objetivo de estimar a prevalência de cefaléia e enxaqueca em adolescentes e crianças; existem mais de 200 tipos de dores de cabeça. A enxaqueca e a cefaléia do tipo tensional são as que mais atingem crianças e adolescentes.
A enxaqueca: apresenta dor de um lado só da cabeça e piora com o esforço físico. Já a cefaléia do tipo funcional: causa dor de pequena intensidade, sempre bilateral.
O Dr. Deusvenir de Souza Carvalho (neurologista e chefe do setor de cefaléia da Unifesp) sugere que seja feito pelo família um diário da dor para que o diagnóstico seja bem conduzido, anotando os dias e horários que a criança reclamou de dor por um mês.
O tratamento pode ser farmacológico ou não, segundo o Dr Carvalho: deve-se observar se a criança não está passando por algum estresse, má alimentação e excesso de atividades. Isso deve ser evitado.
O Projeto Atenção Brasil, coordenado pelo Dr Arruda adverte que resultados de um estudo piloto em Santa Cruz das Palmeiras, no interior de SP, mostrou que crianças com enxaqueca e com cefaléia do tipo tensional apresentam maior risco de problemas psicológicos, comportamentais e emocionais do que crianças sem cefaléia crônica.
Para o médico é importante levantar todas as considerações possíveis para o mais preciso diagnóstico clínico:
INCIDÊNCIA: quantas vezes ocorre, se está associada a ansiedade, tensão emocional, febre, vaso constrição, patologia ocular, nasal, paranasal, tumor, meningite, etc.
QUALIDADE DA CEFALÉIA: intensa, aguda, pulsátil, latejante, etc.
LOCALIZAÇÃO: ponto específico da cabeça, nas têmporas, atingindo a face, atingindo o pescoço, atingindo a nuca, etc.
HIPERESTESIA: durante cefaléias de enxaqueca nota-se uma hiperalgia ou hipersensibilidade próximo às grandes artérias extra cranianas na região afetada.
EFEITOS DA PRESSÃO MANUAL: a cefaléia hemi craniana e a da cefaléia associada à hipertensão arterial respondem muito bem a redução da dor quanto realizada algum tipo de massagem ou pressão na cabeça.
EFEITOS DA POSIÇÃO DA CABEÇA
DURAÇÃO DA CEFALÉIA
HORA DO DIA: As cefaléias associadas a hipertensão iniciam normalmente nas primeiras horas da manhã. As devido as congestões nasais começam pela manhã e intensificam-se no final da tarde e as cefaléias por contração muscular ou as sensações de pressão aumentam de intensidade no fim de um dia de trabalho.

DIA DA SEMANA – MÊS DO ANO: As hemicranianas são comuns nos fins de semana, durante e logo após o período de férias. São comuns também em mulheres pouco antes do início do período menstrual. Já pessoas com enxaqueca em geral têm dias fixos em que ela ocorre.
PERIODICIDADE: comum iniciarem na infância ou puberdade.


ESTAÇÃO DO ANO


ESPASMOS MUSCULARES


CONGESTÃO NASAL


DISTÚRBIOS VISUAIS


DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS E VASOMOTORES: Anorexia, náusea, vômitos podem apresentar em qualquer tipo de cefaléia. O mesmo ocorre para a enxaqueca. A palidez excessiva, mãos e pés frios são sinais característicos de crise de enxaqueca.


HUMOR: A vontade de se afastar das outras pessoas e de fugir das responsabilidades, manter um estado mental deprimido, desalentado, irritável, constituem um aspecto dominante da crise de enxaqueca. A vontade da pessoa é ficar sozinha, isolada.
SONO: Algumas cefaléias chegam a perturbar o sono.


HISTÓRICO FAMILIAR, etc.


SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, ANTES DE SE MEDICAR, PROCURE UM MÉDICO DE CONFIANÇA.



-- Programa Ophycina do Corpo


Apresentação: Monica Feliciano


Produção Rose de Paulo (11- 8314-1770)


terças feiras ao vivo das 21h45 as 22h15 na http://www.justtv.com.br/


Veja este assunto na integra, acessando: www.justtv.com.br/ophycinadocorpo


http://ophycinadocorpo.blogspot.com/


www.twiiter.br/OphycinadoCorpo


E-mail: ophycinadocorpo@justtv.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário