PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO

PROGRAMA OPHYCINA DO CORPO
Viver Bem só depende de Você!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

LIQUIDOS DO CORPO


Mais uma vez, falarei sobre ele, o Pai da Medicina, Hipocrates, foi o primeiro medico a estabelecer a distinção entre medicina e religião.
Para ele era claro que doença era um fenômeno natural em vez de algo sobrenatural e que não estava ligada a religião nem a magia.
Hipocrates aplicou todo o seu conhecimento e a sua experiência para definir objetivamente os sintomas das doenças e explica-las em termos da noção amplamente conhecida dos 4 humores corporais.
Líquidos Temperamentos Órgãos
SANGUE sanguíneo / apaixonado fígado-levado ao coração
FLEUMA ( muco ) fleumático / tranquilo -cérebro-sistema respiratório
BILIS AMARELA bilioso, colérico / violento fígado
BILIS NEGRA melancólico / ciclotimico baço-estômago
Cada um desses humores tem diferentes qualidades:
Sangue: quente e úmido
Fleuma: fria e úmida
Bílis amarela: quente e seca
Bílis negra: fria e seca
As doenças se originariam ao desequilíbrio entre os humores, cuja causa principal seria a alimentação desbalanceada. Ao ser assimilados pelo organismo os alimentos dariam origem aos quatro humores.
A doutrina filosófica estava diretamente concebida dentro do quadro do universo, ou seja, haveria uma correspondência com as 4 estações do ano
(primavera, verão, outono, inverno) e com os 4 elementos (terra, ar, fogo e água) e assim, o estado de saúde dependeria da exata proporção e da perfeita mistura dos 4 humores, que poderiam alterar-se por ação de causas externas ou internas.
Para estabelecer a saúde do doente o médico Hipocrates estudava os dias críticos da varias enfermidades e observava que a recuperação do enfermo provinha da retirada do humor excedente ou alterado.
O medico assim poderia auxiliar a cura com os métodos terapêutico surgidos na época como a sangria ( retirada de sangue por sucção ou cortes pequenos ) , os purgativos ( estimulantes para evacuação ), eméticos ( estimulantes para vômitos ) e clisteres ( limpeza do intestino ).
Me pergunto como naquela época sem nenhuma tecnologia o homem já
“visualizava “ o que não via e concluía coisas tão importantes até hoje.
Líquidos Temperamentos Órgãos
SANGUE sanguíneo / apaixonado coração
FLEUMA ( muco ) fleumático / tranquilo sistema respiratório
BILIS AMARELA bilioso , colérico / violento fígado
BILIS NEGRA melancólico / ciclotimico baço


Por Monica Feliciano
Você poderá assistir na integra este assunto que foi abordado no Programa Ophycina do Corpo terça 27/04/2010, acessando reprises: www.justtv.com.br/ophycinadocorpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário